O grupo de Percussão do Guri de Marília faz sua estreia na temporada de 2023 dos 29 Grupos Musicais com dois concertos na cidade de Marília/SP. O Guri é um programa de educação musical da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerido pela Santa Marcelina Cultura. Todas as apresentações  são gratuitas.

          Sob regência de Jorge Rafaelo grupo faz os dois concertos em sua cidade sede no dia 24 de junho, sábado, às 19h; e 25 de junho, domingo, às 17h. Ambas as apresentações serão no Teatro Municipal de Marília.

          Para abrir a programação, foram escolhidas as peças Momentum, de William Kraft; Sizzle!’, de Nathan Daughtrey; Mother Earth, Father Sky e Suíte Popular Brasileira, de Ney Rossauro; Dance of the Drums, Gene Koshinski; Maracatu Chico Rei, de Francisco Mignone; Escaping a Nightmare, de Eric C. W. Peel; Marching Season, de Yanni; Collisions, de Jared Spears; Stinkin’ Garbage, de Ed Argenziano; e Brooms, do Grupo Stomp.

             O regente do grupo, Jorge Rafael, começou seus estudos musicais aos 14 anos em bandas marciais, logo em seguida ingressou no Conservatório Musical de Tatuí. Entre os anos 2010 e 2012, participou do Grupo de percussão rudimentar Tchadeggada. Atualmente, é integrante na Orquestra Sinfônica Jovem de Lins e na Orquestra Filarmônica de Marília. Em 2013, criou e iniciou o Grupo Perciclando, onde são utilizados materiais alternativos. Com o grupo fez algumas apresentações pelo Brasil e em programas de televisão como Domingão do Faustão e Caldeirão do Mion. Educador no Guri desde 2009, também já foi regente do Grupo de Percussão Municipal de Promissão, em 2016.

          As apresentações integram a Temporada 2023 dos 29 Grupos Musicais do Guri. A programação está disponível no site gurisantamarcelina.org.br 

PERCUSSÃO DO GURI DE MARÍLIA

          Os primeiros exemplos de grupos de percussão escrita surgiram na corte de Luis XIV (França), a partir de 1665. Os irmãos André e Jacques Philidor escreveram e organizaram diversas marchas para tambores e tímpanos. Hoje, a percussão abrange infinitos instrumentos, e por isso, muitas possibilidades de repertório. Tímpanos, tambores, baterias, pandeiros, vibrafones e uma variedade inusitada de materiais podem ser encontrados nesta família. Grosso modo, fazem parte desse grupo todos aqueles que produzem som a partir do choque entre objetos. Ou seja, podem ser sacudidos, agitados e percutidos com baquetas.

          O grupo Percussão do Guri de Marília foi criado em 2012, na cidade de Ourinhos; em 2017, a cidade de Marília passou a sediar o grupo. Já tocou com Santiago Vazquez (2012), Eduardo Gianesella (2013), Percussion de Tournai (2014), Luiz Guello (2017) e Ricardo Bologna (2019). Em 2015, o grupo dividiu o palco com o Groupe Percussions de Tournai, na Bélgica. Em janeiro de 2017, o conjunto tocou com Ari Colares no Teatro Castro Alves, em Salvador, durante o ‘PercPan’ – maior festival de percussão do Brasil. Em 2020 e 2021 realizou produções audiovisuais com Alisson Amador e Herivelto Brandino. Em 2022, foi regido por Eliana Sulpício.

          O grupo de Percussão do Guri de Marília tem patrocínio das empresas CTG Brasil e Tauste.

          Na cidade de Marília, tem apoio da Prefeitura Municipal de Marília.

Share.
Leave A Reply Cancel Reply
Exit mobile version