Os próximos representantes dos dois conselhos tutelares de Marília (SP) foram eleitos no último domingo (1º) durante eleições realizadas na Universidade Estadual Paulista (Unesp), na zona oeste, e na Faculdade de Ensino Superior do Interior Paulista (FAIP), na zona norte. Os eleitos atuarão nos próximos quatro anos, a partir de 2024.
O resultado oficial das eleições foi publicado na edição desta terça-feira (3) do Diário Oficial do Município de Marília (Domm) pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).
Neste ano, 19 candidatos concorreram às 10 vagas. Ao final da apuração, foram totalizados 3.264 votos – 1,7% dos 181.389 aptos a participar na cidade. A presença ao pleito é facultativa aos maiores de 16 anos que tenham título de eleitor.
Dos 10 nomes escolhidos, seis conseguiram a recondução ao mandato para o quadriênio 2024-2027. Os conselheiros titulares eleitos atuarão em dois conselhos tutelares da cidade – cinco em cada um. A atuação demanda dedicação exclusiva, com jornada de 40 horas semanais em sistema de rodízio.
Confira a lista de eleitos:
- Suelaine Prado (Reeleita): 424 votos
- Rodrigo de Oliveira (Reeleito): 306 votos
- Leila Fabiana: 283 votos
- Sandra Regina Dias da Silva (Reeleita): 282 votos
- Professor Samuel Augusto: 272 votos
- Liozina de Almeida Saraiva (Reeleita): 241 votos
- Luiz Carlos Massucato: 232 votos
- Ana Paula da Silva do Carmo (Reeleita): 232 votos
- Caio Henrique: 214 votos
- Cidinha Honjoya (Reeleita): 197 votos
O Conselho Tutelar é um órgão permanente e autônomo, não jurisdicional, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente, definidos em lei.
Conforme previsto no estatuto, podem se candidatar aos conselhos tutelares pessoas residentes no município, que tenham 21 anos de idade ou mais, e que sejam de reconhecida idoneidade moral: o conselheiro tutelar tem como atribuição representar contra a violação dos direitos das crianças e dos adolescentes.