São Paulo é pioneiro na divulgação mensal dos dados estatísticos por Estado, área, município e unidade policial. Os índices também são divulgados trimestralmente. Conteúdo ajuda a monitorar a evolução das tendências criminais e o planejamento do Estado e das polícias.
As estatísticas criminais são utilizadas para retratar a situação da segurança pública e permitir o planejamento de ações policiais e de investimentos no setor. Em São Paulo, a compilação dos dados é feita pela Secretaria da Segurança Pública, por intermédio da Coordenadoria de Análise e Planejamento (CAP) – responsável pela análise dos dados de interesse policial e pela realização de estudos para prevenir e reprimir a criminalidade.
Porém, somente divulgando as estatísticas, não estamos obtendo resultados muito satisfatórios. Como vemos os números da cidade de Marília no ano de 2023, em comparação com o mesmo período de 2022.

Esses dois quadros mostram que em todos os indicadores ruins, chegamos a números maiores que os números do ano anterior, na média. Na maioria dos índices, ultrapassamos a metade do valor correspondente ao ano anterior todo mesmo estando no primeiro terço do período.
E os governos locais continuarão dizendo que salvam vidas? que se importam?